Email do pastor Clayton Ferreira

clayferr@hotmail.com

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

QUANDO DEUS PERGUNTA

E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?” Gen 3.9    

 

Quando lemos os capítulos 1 e 2 do livro de Gênesis, vemos Deus criando, através da sua palavra, e afirmando em todo tempo o que deveria ser e como ser.  


Em nenhum momento vemos Deus questionando ou fazendo qualquer tipo de pergunta. Deus só trabalha com afirmações! São declarações de poder e grandeza!         


Entretanto, quando chegamos ao capítulo 3 de Gênesis, depois dos instantes vividos por Adão e Eva, ao se envolverem com questionamentos da serpente, pela primeira vez ouvimos a voz de Deus de forma diferente no versículo 9:

“Onde estás?” perguntou Deus a Adão!
Pela primeira vez vemos Deus questionando! Por quê? Qual o significado dessas palavras que o Senhor quis expressar?
No nosso dia a dia percebemos que por inúmeras vezes nos deparamos com questionamentos, ou o famoso símbolo “?”.
“E agora, o que fazer?”
“Será que estou no caminho certo?”
“O que será que vai acontecer?”
“Quem foi que fez isso?”
Se lermos o texto de Gênesis 3 dos versos de 1 a 7 percebemos que o diabo tentou a Eva lançando em seu coração a dúvida. Isso mesmo! O diabo entortou a afirmação, ou exclamação (“!”) a vida definida do ser humano, servir a Deus, em uma interrogação de dúvidas e incertezas (“?”).
Antes do pecado o homem estava convicto de sua vida. Em nenhum momento Adão questiona a Deus, pois vivia segundo o querer do Senhor.
Podemos dizer que a exclamação é o símbolo do paraíso, enquanto que a interrogação é a porta de entrada do inferno, da dúvida, da incerteza, do temor e do próprio medo!
Então, por que Deus lança uma pergunta ao homem?
Quando lemos o texto no hebraico e o analisamos com cuidado, vamos perceber que a pergunta de Deus se resume em uma única palavra hebraica: “´ayekah”, uma interrogação adverbial que seria traduzida literalmente em “onde tu?” que poderíamos melhor traduzindo em português por “Onde tu estás?”
Sendo Deus onisciente e conhecedor de todas as coisas, essa pergunta não faria nenhum sentido, já que Deus sabia que Eva e Adão haviam transgredido a sua ordem dada em Gênesis 2.16-17:
16 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,
17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Então qual seria o significado dessa expressão e o que Deus na verdade queria fazer?
O significado da expressão “´ayekah” seria exatamente a mesma de um pai querendo ensinar o seu filho ao dizer-lhe: “o que é que você fez?”, “onde você se meteu?” ou então “o que foi que você aprontou?”
Ao analisarmos a situação em que Adão se encontrava chegamos à conclusão de que Deus queria simplesmente dar a Adão a oportunidade de reconhecer o seu erro e confessá-lo!
“Senhor, me perdoe! Falhei em não cumprir o que tu me ordenaste e comi do fruto proibido!”
O salmista mostra que Deus simplesmente quer que reconheçamos o nosso erro e voltemos à presença de Deus. Como diz o Salmo 51.17:
“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.”
Se Adão tivesse reconhecido o seu erro em lugar de estar culpando a sua mulher, certamente que Deus o perdoaria e a obra de satanás seria, ali, completamente destruída!
Diz mais o Salmo 34.18:
“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.”
Deus quer que assumamos os nossos erros, confessemo-los ao Pai e mudemos nossa atitude diante dos ardilosos planos do inimigo.
Temos que ter um coração como o de David, que reconhecendo o seu pecado, se arrepende e clama ao Senhor no Salmo 51. Que tenhamos em nós o mesmo espírito do salmista dizendo:
“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.”
Pr Durvil Ferro Rocha