Email do pastor Clayton Ferreira

clayferr@hotmail.com

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

É lícito o pastor tirar férias?


Absurdo! É exatamente isso que alguns irmãos dizem ao saber que o seu pastor vai entrar de férias. Para estes, o ministro do evangelho não possui o direito de descansar, afinal de contas ele é pastor, e como pastor tem que se dedicar full time a obra de Deus. O que talvez estas pessoas desconheçam é o que o pastor possui as mesmas necessidades de uma pessoa qualquer, e como tal, tem o direito de separar tempo para dedicar-se ao descanso e a família.

A igreja que investe no seu pastor incentivando-lhe a gozar férias é a primeira ser beneficiada por isso. Quando isso não ocorre, as consequências são extremamente negativas, até porque, em virtude do desgaste do ministério, o rendimento pastoral não é o mesmo.

É claro que existem pastores que não possuem essa visão e que por se acharem especiais assumiram publicamente o perfil de "Salvador da pátria" tentando absorver para si todas as atividades e demandas da igreja. Tais líderes, devido a sua insegurança ministerial centralizaram o poder em si mesmo não se permitindo em momento algum ausentar-se da igreja. Por outro lado, existem igrejas que se satisfazem com o estilo super-heroi do pastor esperando que ele seja incansável e que trabalhe ativamente jogando em todas as posições, batendo escanteio e fazendo gol de cabeça.

Uma outra razão pela qual a Igreja deixa de fazer este investimento, é por que vivemos dias em que o pastor é mais um "executivo de empresa" do que pastor. A Igreja deixou de ser organismo para ser organização, queira ou não, o pastor tem que dar conta do recado, tem que apresentar resultados, do contrário, ele não é bom pastor, seu ministério é queimado, taxado, e lá se vai mais um frustrado, daí a razão do seu esforço sobre humano, a fim corresponder às expectativas.

As férias pastorais são motivos de bênçãos para o ministro e para a igreja. Para o pastor, que tem a oportunidade de renovar as suas baterias, além obviamente de investir INTEGRALMENTE na sua relação familiar. E para a igreja, que ao receber o pastor de volta o tem com gás novo pronto para um novo ano que se inicia.

Igrejas que incentivam os seus pastores a gozar de férias demonstram amor e consideração por aquele que com dedicação e esmero tem se doado a favor do reino.

Pense nisso!

Renato Vargens

Sem comentários: