Email do pastor Clayton Ferreira

clayferr@hotmail.com

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O primeiro pregador Caboverdiano João José Dias


O primeiro pregador Caboverdiano João José Dias

João José Dias chegou a Cabo Verde no dia 1 de Fevereiro de 1901, e, naturalmente, Brava foi o lugar que ele escolheu para iniciar a sua acção missionária. Primeiramente, começou a pregar entre os seus familiares e amigos, com o apoio de quarenta membros que ele conseguira reunir numa visita anterior à sua ordenação, para o serviço nas ilhas.

Um dos aspectos marcantes do trabalho de João José Dias foi a construção do primeiro templo Nazareno em Cabo Verde, na ilha da Brava, com fundos adquiridos da Igreja do Nazareno, com sede nos EUA, em 1908 e inícios de 1909.

A grande novidade da pregação (totalmente diferente daquela já difundida na ilha pela Igreja Católica) é que o evangelho era pregado não em latim, mas sim, na língua do povo, ou seja, no crioulo da Brava e, raras vezes, em português!

Este facto ajudou muito, porque a maioria das pessoas não tinha conhecimento da leitura. Era muito mais fácil e acessível ao povo escutar o evangelho na própria língua, do que numa língua que pouco ou quase ninguém compreendia.

Sem comentários: