Email do pastor Clayton Ferreira

clayferr@hotmail.com

terça-feira, 9 de março de 2010

Há pessoas na minha igreja que me enlouquecem. Tenho mesmo de ir à igreja e ter comunhão com elas?


Na verdade fomos criados para conviver uns com os outros e Deus quer conviver connosco. Contudo, não é fácil conviver. Vejamos o nosso mundo: há conflitos por todo o lado. E muitas vezes estes conflitos acontecem dentro da igreja, de tal forma que algumas pessoas nos enlouquecem. Não és o único. Esta é uma daquelas boas perguntas com as quis temos de lutar.
Enquanto lido com pessoas que me enlouquecem, penso sobre o facto de Deus nos ter criado a todos segundo à Sua imagem (Génesis 1:26). Portanto, todas as pessoas, independentemente da sua aparência, a sua perspectiva, a sua atitude, o seu comportamento, o seu temperamento ou seja lá o que for, foram criadas por Deus. Ele ou ela é amado por Deus e de tal forma que Ele se dispôs a morrer por eles. Tenho de ter isto sempre em mente de forma a poder lidar com as pessoas da minha igreja que me enlouquecem.
O mandamento é para amarmos o mundo inteiro; contudo, isto não quer dizer que o mundo inteiro tem de ser o nosso melhor amigo. Significa que temos de fazer o nosso melhor para viver “em paz” com aqueles que estão na igreja.
Veja o capítulo 4 de Efésios. Neste capítulo Paulo sugere-nos algumas boas ideias sobre como lidar com pessoas na igreja. Já houve alturas em que tive de regressar a este capítulo e ora-lo para a minha vida vez após vez. O versículo 2 fala precisamente sobre o nosso relacionamento com os outros. Cheguei a seguinte conclusão: eu sabia que era trabalhoso estar com pessoas que não são cristãs (sabem, aquele conceito que pecadores fazem coisas pecaminosas). Portanto sei que é difícil e que é preciso muita paciência e muito amor para se estar com pessoas que não frequentam a igreja. Mas, e as pessoas da igreja, eu tinha a impressão que era muito mais fácil estar com elas.
Contudo, no versículo 3 fui confrontado com as palavras de Paulo sobre o assunto: ”procurando guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.” Ele disse que seria necessário algum esforço, algum trabalho e ainda assim não seria nada fácil relacionar-se com outras pessoas.
Algumas vezes é muito mais difícil estar com as pessoas que amamos, simplesmente porque as conhecemos muito bem. Conhecemos as suas fraquezas, sabemos quem são, e a verdade é que todos temos na nossa vida algumas coisas que normalmente irritam os outros.
Na minha família há pessoas que me enlouquecem, mas ainda assim continuam sendo a minha família. A Igreja é o corpo de Cristo, a “família de Deus.” Temos de fazer tudo quanto nos for possível para viver em paz com todos.

Sem comentários: